Prefeitura Municipal de Materlândia

Unidos por uma nova Materlândia!

10/12/2019
MATERLÂNDIA ESTÁ DENTRE OS POUCOS MUNICÍPIOS QUE RECEBERAM A CERTIFICAÇÃO DO PRIMEIRO SELO DA ESTRATÉGIA BRASIL AMIGO DA PESSOA IDOSA

O envelhecimento populacional é um fenômeno que ocorre em escala global. Esse processo caracteriza-se pelo constante aumento da expectativa de vida e a queda de fecundidade. Fatores estes, que juntos, resultam numa grande quantidade de idosos e uma significativa redução de crianças e jovens. Proporciona uma transição demográfica, modificando a forma da pirâmide etária – a base, composta por jovens, fica estreita e o topo, representado por idosos. 
A população de Materlândia é de 4.482 habitantes, e hoje temos aproximadamente 800 idosos. A administração juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Conselho Municipal da Pessoa Idosa, vem buscando a efetivação de políticas públicas, programas, ações, benefícios e serviços destinados à população idosa, principalmente a mais vulnerável, que viabilizam os direitos fundamentais da pessoa idosa, preconizados no Estatuto do Idoso. 
Em 2018, aderimos a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, promovida pelo Governo Federal, que tem como objetivo fomentar as políticas públicas que promovam o envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável por meio de comunidades e cidades amigas das pessoas idosas. E promover a integração de políticas públicas (assistência social, educação, cultura, lazer, saúde, dentre outras) a intersetorialidade no atendimento a pessoa idosa.
Dos 853 municípios de Minas Gerais, Materlândia está dentre os 35 municípios que receberam a certificação do primeiro selo da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa em Brasília, temos meta de receber 05 selos, para sermos reconhecido como a CIDADE AMIGA DA PESSOA IDOSA.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Prefeitura Municipal de Materlândia
Admin. 2017-2020: UNIDOS POR UMA NOVA MATERLÂNDIA.

Publicado por: Joel.Silva em: 18/02/2019 15:20:21